Dicas para Caminhoneiros


CaminhoneiroRespeite as leis do trânsito e a sinalização nas estradas. Vá tranquilo, dirigindo com segurança e responsabilidade.
Não dê carona para as pessoas estranhas. Fique atento: muitas vezes essas pessoas fingem que estão desesperadas. Mas dentro do seu caminhão, elas mostram a verdadeira cara: são perigosos assaltantes.
Nas paradas para refeição, abastecimento ou manutenção, não comente com ninguém sobre sua carga, nem para onde você esta indo.
Se acontecer algum problema com seu caminhão, faça o possível para chegar até um posto de Policiamento Rodoviário. Evite ficar parado em lugar deserto.
Dormir em lugar que você não conhece é sempre um perigo. Procure o estacionamento de um posto de gasolina ou pare perto de um posto de Policiamento Rodoviário. É muito mais seguro.

 

O principal inimigo do Caminhoneiro:

A corrida para entregar a carga a tempo e a necessidade de passar maior tempo na direção para faturar um pouco mais acabam sendo, na maioria das vezes, motivos para os carreteiros optarem pelo consumo de “rebite”, também conhecido como “bolinha”, “boleta” ou “azulzinho”. Mas é importante saber que estas drogas estimulantes, além de viciar e fazer muito mal a saúde, acabam se tornando a pior inimiga da segurança nas estradas. Isso porque ela faz com que se perca parcialmente os reflexos. Ou seja, você pode ver algum perigo na estrada e, ao invés de pisar no freio, pisar no acelerador, por exemplo. Outro problema do rebite é que ele deixa ligado por um tempo, mas depois o sono vem com muito mais força. Em doses altas, pode ocasionar problemas psicológicos graves como sensação de perseguição, alucinações (ver, ouvir, cheirar coisas que não existem) e alguns casos podem evoluir para complicações cardíacas graves como derrame cerebral, infarto do coração, convulsões e até o coma. O uso prolongado do “rebite” pode levar à destruição do tecido cerebral.

 

Efeitos do uso de rebite:

Dor de cabeça e tontura
Perda de peso e desnutrição
Ansiedade
Sensações de pânico
Tensões irreversíveis no cérebro
Visão desfocada
Confusão de pensamento
Irritabilidade e agressividade
Depressão
Desorientação
Aumento de batimento cardíaco e de pressão arterial
Sensação que está sendo perseguido
Problemas graves de saúde como derrame cerebral, infarto do coração e convulsões.

 

Não tenha pressa. Seja prudente. Respeite a vida!

Comentários estão fechados.